Abaixo listamos alguns livros de interesse, que recomendamos e utilizamos em nossos workshops, seminários e estudos. Organizados por autor:
Marion Woodman
a virgem GravidaEste livro trata do empenho em tornar-se consciente; da superação dos vícios em comida, drogas, trabalho, entre outros; da sabedoria do corpo; de rituais de iniciação; de sonhos. A 'Virgem Grávida' investiga um processo de mudança semelhante à metamorfose da lagarta em crisália em borboleta. Descreve as etapas da crisália, em que a vida que conhecíamos acabou e nos encontramos efetivamente sozinhos. Sem ser mais quem fomos e desconhecendo quem viremos a ser. Nesses momentos, o coração pensante pode nos aproximar de nossa virgem interna, 'una-em-si', eternamente aberta para uma nova vida, para novas possibilidades - nossa própria e peculiar verdade.
|
A Feminilidade ConscienteEste livro contem uma serie de entrevistas efetuadas entre 1985 a 1992 que enfatizam a particular perspectiva de Marion Woodman sobre o feminino, desde aspectos relativos a sexualidade, reatividade, relacionamentos, adições, sonhos, corpo e alma.
O feminino é o instrumento de reconhecimento do masculino, assim como o masculino é o instrumento de reconhecimento do feminino. Um está no outro como instrumento da própria consciência. As entrevistas deste livro destinam-se a promover a emergencia dessa especie de consciência tanto em homens como em mulheres. Deus e Deusa, sendo perenemente descobertos por meio do trabalho dos indivíduos, unem-nos todos em uma comunidade global que somente agora estamos começando a descobrir. |
O Noivo DevastadoO Noivo Devastado abre novos caminhos na exploração do impacto psicológico do patriarcado. Este livro concentra-se nas diversas maneiras nas quais a perspectiva da mulher sobre si mesma pode ser minada por uma relação deficiente com o seu homem interno deixando-a privada espiritualmente e incapaz de sustentar a sua própria verdade. Esse casamento interno arruinado possui todas as conseqüências devastadoras de um divórcio externo. Mas Woodman também nos traz esperança - desvelando o potencial criativo inerente na parceria com uma masculinidade revitalizada. Este é um livro que fala à nossa sede de inteireza em mais de um nível dirigindo-se aos nossos sentimentos assim como ao nosso intelecto. Ao redefinir de maneira radical a masculinidade tanto nos homens quanto nas mulheres ele estabelece as bases não só de uma relação mais madura entre as pessoas mas também para uma nova harmonia com a natureza. MARION WOODMAN é analista junguiana com clínica em Toronto e formada pelo Instituto C. G. Jung de Zurique.
|
o vicio da PerfeiçãoEste livro explora os temas Anorexia Nervosa, Bulimia e Obesidade. Com a apresentação de vários casos clínicos, a conceituada autora verifica a relação dessas síndromes com o momento sociocultural, a mitologia, a literatura e principalmente a psicologia profunda de C. G. Jung.
|
a coruja era filha do padeiroA Coruja Era Filha do Padeiro é, segundo a autora, um estudo das agonias da obesidade e de suas causas psíquicas e somáticas. É um livro que oferece a oportunidade para se perceber muito nitidamente o relacionamento entre o processo de individuação de uma mulher e seu estado corporal.
|
Clarissa pinkola estés
mulheres que correm com os lobosOs lobos foram pintados com um pincel negro nos contos de fada e até hoje assustam meninas indefesas. Mas nem sempre eles foram vistos como criaturas terríveis e violentas. Na Grécia antiga e em Roma, o animal era o consorte de Artemis, a caçadora, e carinhosamente amamentava os heróis. A analista junguiana Clarissa Pinkola Estés acredita que na nossa sociedade as mulheres vêm sendo tratadas de uma forma semelhante. Ao investigar o esmagamento da natureza instintiva feminina, Clarissa descobriu a chave da sensação de impotência da mulher moderna.
Abordando 19 mitos, lendas e contos de fada, como a história do patinho feio e do Barba-Azul, Estés mostra como a natureza instintiva da mulher foi sendo domesticada ao longo dos tempos, num processo que punia todas aquelas que se rebelavam. Segundo a analista, a exemplo das florestas virgens e dos animais silvestres, os instintos foram devastados e os ciclos naturais femininos transformados à força em ritmos artificiais para agradar aos outros. Mas sua energia vital, segundo ela, pode ser restaurada por escavações "psíquico-arqueológicas" nas ruínas do mundo subterrâneo. Até o ponto em que, emergindo das grossas camadas de condicionamento cultural, apareça a corajosa loba que vive em cada mulher. Clarissa Pinkola Estés, Ph.D., é uma acadêmica de renome internacional, poetisa premiada, psicanalista junguiana diplomada e cantadora (guardiã das velhas histórias na tradição latina). |
maria zelia de alvarenga (Org.)
anima-Animus de todos os temposEste livro carrega-se de dramas, tragédias, descobertas, mistérios que se fundem, evocando emoções necessárias à transformação da personalidade. Anuncia a jornada humana a ser empreendida na qual se lida com sonhos e desilusões, encontros, desencontros, e leva à compreensão de como a vida passa pelas mortes. Humanizar implica incorporar a condição do morrer, ponto crucial quando a meta é alcançar o autoconhecimento. A natureza demanda formar consciência, com o que, segundo Teilhard-Chardin, a humanização se faz. Humanizar significa colaborar, compartilhar o que se tem e o que se é, aceitar as diferenças, tornar-se aquele que se faz mestre e aluno, e passa a tocha do conhecimento, da compaixão, do amor e da responsabilidade. Este livro leva a pensar na responsabilidade de concorrer para o crescimento e realização do outro, sem o que nunca seremos plenos.
|